quarta-feira, 25 de maio de 2016

Coletivo Gemis debate jornalismo sobre o público LGBT em aula na FSG



Foto: Agência Experimental de Comunicação da FSG

O coletivo denominado Gemis, gênero, mídia e sexualidade trouxe sua experiência sobre a cobertura jornalística do público LGBT para os alunos de Comunicação da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), na noite de 18 de maio. Realizada a partir de convite da professora de Projeto Editorial Gráfico e Digital 2016/1, Camila Cornutti Barbosa, a atividade teve o objetivo de trazer subsídios para a elaboração de uma revista impressa a ser feita pelos alunos da disciplina, com o foco nos direitos humanos de gays e lésbicas.

O Gemis tem como finalidade o debate com profissionais da área da comunicação, formados ou acadêmicos, e a conscientização de que os valores sociais são criados pela linguagem utilizada por esses técnicos em seus veículos midiáticos. O tema abordado não foi apenas de interesse jornalístico, tanto que alunos de publicidade e propaganda e relações públicas participaram do evento.

A recepção foi feita pelo professor Felipe Gue Martini, coordenador do curso de jornalismo da FSG. Após as jornalistas Márcia Veiga, doutora em Comunicação e Informação, e Fernanda Nascimento, mestre em Comunicação Social e doutoranda Interdisciplinar em Ciência Humanas pela UFSC, falaram sobre a importância do conhecimento para os comunicadores tratarem de forma natural as questões LGBT. Na visão delas, a construção de uma sociedade sem preconceitos e tolerante com as diferenças de sexo e gênero passam, obrigatoriamente, pela forma midiática como o assunto é tratado.

O coletivo Gemis e seus componentes podem ser contatados e consultados do facebook.com/grupogemis, ggemis.blogspot.com.brgrupogemis@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário